Vivenciamos a Era Digital e, com isso, as empresas se sentem obrigadas a investir no universo on-line para sobreviver. Nesse aspecto, exploram diversas estratégias. Dentre elas, encontramos o Inbound Marketing — muito utilizado por organizações de todos os tipos e portes.
Para você ter uma ideia, de acordo com um estudo realizado pelo State of Inbound e HubSpot, “75% das empresas B2B, B2C e organizações sem fins lucrativos de todo o mundo adotam o Inbound Marketing como abordagem de marketing”.
Então, a sua empresa não pode ficar de fora.
No entanto, será que investir apenas e exclusivamente nas estratégias de Inbound é a melhor escolha?
Venha refletir conosco, conferindo o nosso conteúdo completo. Boa leitura!
O que é Inbound Marketing?
O Inbound Marketing (também conhecido como Marketing de Atração) é aquele que, diferentemente do tradicional, o cliente vem até a sua empresa.
Ou seja, você não precisa correr atrás do consumidor ou interromper o que ele está fazendo para apresentar uma oferta. Pelo contrário: ele chega à sua marca de forma espontânea.
Para isso, utilizamos uma série de estratégias para conduzir o cliente pela jornada de compra.
Quais são as etapas Inbound Marketing?
O Inbound Marketing pode ser resumido em 4 etapas. São elas:
- Atrair: o primeiro passo é atrair os consumidores que possam se interessar pelos seus produtos e serviços;
- Converter: após atrair os clientes, precisamos convertê-los; ou seja, despertar o seu interesse pelas soluções da sua empresa;
- Fechar: após apresentar as soluções da sua marca ao cliente, precisamos fazer com que ele firme o relacionamento;
- Encantar: por último, precisamos fidelizar o público para que ele se torne um defensor da sua marca, indicando-a aos seus amigos e familiares — para que eles também possam comprar da sua empresa.
Por que você perde quando só usa o inbound marketing?
Como você pode perceber, as estratégias de Inbound Marketing são ótimas para a sua empresa.
No entanto, se você quer alcançar níveis de excelência quando o assunto é crescimento e lucratividade, precisa apostar, também, nas estratégias de Outbound Marketing.
Entenda quais são os malefícios de apostar, unicamente, nas estratégias de Inbound.
Promove uma comunicação mais indireta
No Inbound, o cliente vai até a sua empresa de forma espontânea. Por isso, a comunicação ocorre de forma menos direta. Afinal, não é um contato mais próximo — como acontece em um relacionamento por telefone, por exemplo.
Proporciona menos agilidade no fechamento
O Inbound é uma técnica a longo prazo. Afinal, você precisa de tempo para elaborar uma série de estratégias para conduzir o cliente pela jornada de compra. Então, sozinho, ele não promove resultados rápidos.
Promove menos velocidade de Retorno Sobre o Investimento (ROI)
Da mesma forma que o tempo para o Inbound é mais lento, consequentemente, o ROI também é. Isso acontece porque você tem uma eficiência mais baixa nas prospecções e conversões.
O Inbound Marketing é uma ótima estratégia para a sua empresa apostar. Entretanto, utilizar essa técnica, de forma isolada, pode não ser a melhor escolha.
Então, aproveite para usar o Inbound junto às demais estratégias de Outbound. Dessa forma, a sua empresa conquista os melhores resultados com mais facilidade.
Você gostou de refletir conosco sobre o assunto? Se sim, aproveite e leia também: Outbound e Inbound: qual a melhor estratégia?