Se a sua empresa quer investir no marketing para alcançar mais facilmente os resultados do seu negócio, certamente já se deparou com a seguinte questão: afinal, é melhor investir no outbound ou no inbound marketing? Se você também tem essa dúvida sobre o outbound e inbound, venha conosco e aprenda como escolher a melhor estratégia para a sua empresa. Boa leitura!
O que é outbound marketing?
O outbound marketing é o marketing tradicional, também conhecido como interruption marketing (marketing de interrupção). Dessa maneira, ele é aquele modelo em que a sua empresa vai até o cliente de forma ativa.
Exemplo de outbound marketing
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o outbound marketing não se resume apenas ao universo off-line. Afinal, também encontramos diversas ações no mundo digital.
Assim, alguns exemplos de outbound marketing são:
- outbound marketing off-line: cartazes, flyers, outdoors, anúncios em revistas, rádio, televisão, telemarketing etc;
- outbound marketing on-line: anúncios patrocinados nas redes sociais, pop-ups, anúncios em display, dentre outros.
Principais vantagens outbound marketing
Os principais benefícios de investir no outbound marketing são: apresenta um ótimo retorno sobre o investimento (ROI), tem um processo mais acelerado, permite conquistar um bom público, é muito mais “agressivo” em vendas e muito mais.
O que é inbound marketing?
O inbound marketing, também conhecido como marketing de atração, é diferente do outbound (onde a empresa vai até o cliente). No inbound, o cliente chega até a empresa por meio de uma oferta.
Exemplo de inbound marketing
Alguns exemplos de inbound marketing são:
- marketing de conteúdo (blog, redes sociais, site);
- landing pages;
- pop-ups;
- newsletter;
- e-mail marketing;
- e-books;
- infográficos;
- webinars;
- lives;
- guest posts;
- SEO;
- dentre outros.
Principais vantagens inbound marketing
As principais vantagens do inbound marketing é que ele conquista um público qualificado para o seu negócio, garantindo ótimas oportunidades. Afinal, ele gera um excelente tráfego e conquista leads qualificados com muita facilidade.
Quais são as principais diferenças entre outbound e inbound?
As principais diferenças entre o inbound e o outbound marketing são:
- outbound marketing: tem o objetivo de fazer com que o cliente chegue até a empresa por meio de uma oferta de um produto ou serviço; assim, ele vai atrás do consumidor de forma ativa;
- inbound marketing: tem objetivo de atrair e converter leads em clientes; portanto, a ideia é chamar a atenção do consumidor para que ele se interesse em criar um relacionamento com a empresa.
Mas enfim, em qual devo investir?
Muitas pessoas têm dúvidas sobre qual modelo é melhor investir. Para falarmos a verdade, ambas as técnicas são ótimas para a sua marca. Inclusive, você pode trabalhar com as duas e mensurar os resultados, avaliando qual obteve mais resultados em um determinado período.
Como criar uma estratégia integrada de outbound e inbound?
Como vimos, é possível trabalhar com o outbound e inbound de forma integrada. Afinal, a sua empresa não precisa investir em apenas uma das técnicas.
Portanto, o mais importante é criar um planejamento de marketing baseado em satisfazer as necessidades do seu consumidor. Além disso, é preciso mensurar os resultados de forma constante.
Dessa maneira, fica mais fácil identificar quais foram as estratégias que deram certo e as que precisam ser aperfeiçoadas para atingir os seus objetivos comerciais ou institucionais.
Funil em y: a melhor maneira de trabalhar com o outbound e inbound
O funil em Y é uma metodologia que integra o outbound e inbound. Portanto, você utiliza ambas as estratégias.
Por exemplo, vamos imaginar que um lead chegou até a sua empresa (inbound); porém, você não conseguiu convertê-lo em cliente com as técnicas on-line.
Assim, investe no telemarketing (outbound) para entender melhor as necessidades do cliente. Porém, mesmo assim, ele não fechou os negócios.
Dessa forma, você envia um fluxo de automação de e-mails (inbound) para nutrir esse lead até que ele, finalmente, finalize a compra.
Esse é apenas um exemplo para você notar que, sim, existe a possibilidade de usar as duas estratégias para conquistar clientes.
>> Você também pode gostar de ler: Funil Y: o que é e como vender mais com ele?
Benefícios de uma estratégia integrada de outbound e inbound
Convenhamos: não faz o menor sentido precisar escolher entre uma ou outra estratégia de marketing. Afinal, ao trabalhar com ambas técnicas, a sua empresa só tende a ganhar.
Conheça quais são os principais benefícios de integrar as estratégias de outbound e inbound marketing.
Mais velocidade nos novos negócios
Trabalhar com as estratégias de inbound e outbound de forma isolada, atrasa o alcance dos objetivos do seu negócio. Portanto, ao integrar as estratégias, você promove mais velocidade na conquista de boas oportunidades de negócio.
Em outras palavras, você fecha os contratos e cria relacionamentos lucrativos e duradouros com mais facilidade.
Equipes de marketing e vendas integradas
Para que qualquer negócio prospere, as equipes de marketing e vendas precisam estar em sinergia. Ou seja, elas precisam estar alinhadas com o mesmo objetivo, com as mesmas metas e trocando experiências para a melhoria de todas as campanhas.
Por isso, ao integrar as estratégias, as duas equipes trabalham em conjunto para qualificar as oportunidades de negócio e, é claro, aumentar os indicadores de venda. Então, você aumenta a inteligência comercial da sua empresa.
Redução do ciclo de vendas
Investir em boas estratégias que visam reduzir o ciclo de vendas da sua empresa é sempre uma alternativa inteligente. Afinal, quanto menos tempo e esforço você investir para conquistar um novo cliente (ou fidelizar um antigo), melhor.
Portanto, a integração das duas estratégias de marketing promovem a redução do ciclo de vendas. Afinal, você agiliza o processo comercial e evita gastar muito no Custo de Aquisição de Clientes (CAC).
Tanto o outbound quanto o inbound são excelentes técnicas para a sua empresa garantir a lucratividade dos negócios, tornar-se mais conhecida na região e ganhar autoridade de marca, destacando-se da concorrência. Por isso, não pense duas vezes: invista na integração das estratégias e conquiste ótimos resultados.
Gostou de aprender mais sobre o outbound e o inbound marketing? Se sim, que tal assinar a nossa newsletter e receber, na sua caixa de entrada, mais conteúdos interessantes como este?